O transporte de cargas conta com diversas modalidades de entrega em suas operações, entre as quais estão o transporte de carga de lotação. E como o próprio nome já diz, trata-se de entregas que ocupam todo espaço do veículo. 

Neste contexto, quando se contrata este tipo de modalidade, as cargas enviadas são exclusivamente de uma única empresa, ou seja, não é possível dividir o traslado com mercadorias à parte. Isso porque, a viagem costuma ser destinada a um único endereço de entrega e quase sempre é feita sem paradas, como por exemplo, entregas realizadas para o comércio.

Sendo assim, ao longo do percurso entre armazenagem ou centro de distribuição, até as lojas, não são feitas outras entregas. Com isso, as empresas que utilizam o transporte de cargas de lotação têm diversos resultados benéficos, ainda mais quando existe um planejamento estratégico que avalia as necessidades.

Posto isso, a seguir explicaremos mais sobre os principais fatos relacionados ao transporte de cargas de lotação. Confira!

Organização das cargas

Certamente, uma das maiores preocupações dos gestores logísticos é quanto ao processo de organização das cargas. Por essa razão, este fator é considerado um dos principais no transporte de cargas de lotação, visto que aproveita da melhor forma possível o espaço do veículo e assim aumenta a eficiência da cadeia produtiva.

Em vista disso, a modalidade de carga de lotação facilita a disposição dos itens, sendo permitido utilizar toda a capacidade dos compartimentos sem que haja prejuízos como por exemplo, danos às cargas ou atrasos nas entregas. Consequentemente, reduz custos que fossem gerados por avarias e assim permite que os recursos possam ser aplicados em outras áreas. 

Entregas no prazo

O transporte de cargas de lotação visa a agilidade nas entregas, mas principalmente que as mesmas sejam feitas no prazo estipulado. Contudo, isso só é possível porque o percurso de entrega é planejado para sair com os produtos do endereço de origem e desembarcá-los apenas no destino final. 

Dessa maneira, garante que os processos sejam realizados de forma mais otimizada, resultando na maior satisfação dos clientes. Já que as entregas das cargas serão feitas com mais qualidade, rapidez e segurança, por isso, recomenda-se dispor de um planejamento que possa garantir tudo isso.

Segurança 

Outra preocupação dos gestores logísticos são os roubos de cargas nas rodovias brasileiras. Assim sendo, as transportadoras costumam buscar por soluções que possam driblar esses desafios. 

Neste sentido, o transporte de cargas de lotação costuma ser uma das modalidades que diminui as chances de roubos ou extravios de cargas, visto que não existem paradas durante o trajeto. Por consequência, as mercadorias ficam menos expostas a esse tipo de risco. 

Redução de custos

A saber, a redução de custos é vista como fator crucial, uma vez que isso contribui justamente para melhorar as operações. E no caso da modalidade de carga de lotação torna-se uma vantagem importante,  ainda mais quando comparado às outras modalidades. 

Por isso, o transporte de cargas de lotação é visto como uma das modalidades mais baratas, principalmente porque ao longo do trajeto de entrega não existe carga ou descarga. Logo, é possível poupar taxas e custos de armazenagem e movimentação, mas além disso, a redução ocorre por conta da organização das cargas, dado que otimiza os espaços nos veículos.

Ademais, com menos chance de risco de avarias e acidentes durante o transporte e manuseio de mercadorias, colabora para que haja ainda menos custos nas operações do transporte de cargas de lotação. 

Diante disso, essa modalidade é considerada como uma das mais importantes, isso porque as entregas são realizadas de maneira ágil e eficaz, além do mais, garante qualidade e segurança de todo processo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *